quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Web 2.0 - A Internet como plataforma

Web 2.0 significa "a web como plataforma', ou seja, programas e serviços não mais rodam nos computadores dos internautas e sim na própria Internet, mais precisamente nos servidores das empresas que disponibilizam os serviços online.

O objetivo é que o ambiente on-line se torne cada vez mais dinâmico com os usuários colaborando com a organização de conteúdo. Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.

Com a evolução da web 2.0, os programas online estão cada vez melhores e indispensáveis. O Google por exemplo oferece a seus usuários, além do Gmail e do Blogger dentre outros serviços, o Googledocs com Editor de texto, Planilha eletrônica e Editor de apresentações, com seus arquivos sendo armazenados nos servidores do Google, ou seja online.

Dentre outros serviços podemos citar, as redes sociais, os construtores de sites e o armazenamento de arquivos online conhecidos como discos virtuais.

O termo Web 2.0 foi criado em 2004 pela empresa O'Reilly Media dos EUA para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Wed como plataforma". Muitos consideram toda a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade, o seu avanço seria um movimento natural e, por isso, não justificaria o título de "segunda geração". Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Creative Commons License Customizado por UsuárioCompulsivo Powered by Blogger