quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Redes Sociais na Internet

Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum. (Wikipedia)
As Redes Sociais ou Sites de Relacionamentos mais populares atualmente são:

http://www.orkut.com.br/

A rede social mais popular do Brasil, o Orkut, pertence ao Google. Inicialmente, os perfis eram abertos e qualquer um com conta no Google podia acessar os perfis dos demais usuários. Hoje o usuário decide se qualquer um pode ler suas informações. Muitos consideram o Orkut um site para "futilidades", pois existem muitas besteiras postadas e perde-se muito tempo durante o dia navegando sem sair do site. Porém ele tem sua importância, pois através do mesmo é possível participar de comunidades sobre um tema e discuti-lo, trocando diversas informações e desenvolvendo projetos colaborativos com os demais usuários.

Também considerado um microblog, o Twitter é a rede social que está em segundo lugar na preferência dos brasileiros. Os usuários publicam pequenas mensagens como resposta à pergunta "O que você está fazendo?" em textos de até 140 caracteres conhecidos como "tweets". Quem se cadastra como "seguidor" de alguém passa a receber as mensagens do "seguido".

http://www.facebook.com/

O Facebook é a maior rede social online do mundo. O perfil e a lista de contatos so podem ser visto por quem foi autorizado.

http://www.sonico.com/

O Sonico foi criado por argentinos. os participantes podem ter dois perfis, um pessoal e outro profissional. O acesso ás informações por desconhecidos é mais restrito que no Orkut.

http://br.myspace.com/

No Myspace os perfis são abertos. O visual da página é alterado de acordo com a preferência do usuário. É o preferido das bandas musicais pela facilidade de incluir arquivos de som e vídeo.

http://www.linkedin.com/

O objetivo do Linkedin é proporcionar contatos profissionais com o perfil em forma de currículo. Podem-se descobrir oportunidade de carreira por meios da lista de contatos.

http://www.ning.com/

O Ning permite a criação de redes sociais individualizadas. Cada usuário pode criar a sua própria rede social e aderir a redes de usuários que partilhem os mesmos interesses. É o mais utilizado em redes sociais de professores e educadores em geral.

http://www.hi5.com/

No Hi5, os usuários criam sua página pessoal para mostrar seus interesses, idade e local de habitação, bem como postar imagens onde outros usuários podem comentá-las. O site possui um sistema de grupos em que o usuário pode aderir a um determinado grupo de acordo os interesses desse grupo (países, cidades, canções, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Creative Commons License Customizado por UsuárioCompulsivo Powered by Blogger